Barco

Malö 42

Dados Técnicos:

Modelo: Malö
Origem: Kungsviken, Suécia
Ano: 1998
Comprimento: 13 metros (42’8”)
Linha d’água: 10,6 metros (34’8”)
Largura: 4 metros (13’)
Peso: 13,6 toneladas (30,000 lbs)
Calado: 1,98 metros (6.5’)
Motor: Yanmar: 100 Hp
Bow Thruster: 10 Hp
Tanque de diesel: 370L (98 gal)
Tanques de água: 770L (203 gal)

 

Porque Oby?

A idéia do nome surgiu quando decidimos que iríamos realizar nosso grande sonho, nos lançar ao mar.

Inicialmente a idéia era ter um barco ecologicamente correto e auto sustentável energeticamente, ou seja, um barco “verde”.

A partir dessas idéias e não querendo fugir das raízes brasileiras procuramos um nome em tupi-guarani para “Vento Verde”. Descobrimos que seria Ybytu Oby. Gostamos bastante da sonoridade do nome e começamos a criar o projeto Ybytu Oby. Com o passar dos dias percebemos que para criar um barco nos moldes que gostaríamos levaríamos uns 20 anos e não teríamos dinheiro para tal e tecnologicamente ainda não se tem o melhor, o que acabou inviabilizando este projeto.

Mas o sonho de navegar continuava. Resolvemos, então, buscar um projeto mais palpável e com prazo de realização menor.

Em 6 meses alugamos a casa, vendemos carro, móveis e voamos para a realização de um sonho.

Foram 3 meses intensos de busca nos Estados Unidos. Visitamos 54 barcos. Uma loucura, mas que nos trouxe um conhecimento absurdo dos modelos e do que realmente era bom e do queríamos.

Finalmente após 3 meses caímos de amor pelo Oby, um Malö 42, 1998. Barco sueco, muito bem construído, lindo por dentro e por fora.  Apesar dos 16 anos, sempre foi muito bem cuidado parecendo praticamente novo. Internamente é todo acabado em madeira mogno, um luxo. Possui duas cabines, uma de proa e uma de popa, dois banheiros e uma sala de ducha, sala e cozinha.

Uma característica dos Malös é ter uma faixa azul nos dois costados do barco.

E agora? O nome seria Ybytu Oby (Vento Verde) e o barco era azul!!! Pesquisamos como seria azul em tupi-guarani e descobrimos que oby significa verde ou azul. Então estava decidido. Resolvemos retirar o primeiro nome Ybytu, pois seria muito complicado entenderem em cada porto que entrássemos. Teríamos que soletrar os nomes dos tripulantes que já não são fáceis e ainda o do barco, too much!!!

E assim, o Oby se tornou Oby!!!

Descobrimos aqui nos EUA que Oby significa “garota bonita” na gíria de rua novaiorquina. Caiu como uma luva já que aqui nos EUA barco é “SHE” (ela), sempre no feminino.

Dizem que porque tem as curvas lindas como de uma mulher, dá tanto trabalho como uma mulher, custa caro como uma mulher e os homens continuam amando 😉

 

Tripulação

Daniel Chvaicer

Daniel Chvaicer

Capitão
Nasceu em São Paulo, SP, Brasil em 10/08/1976. Já mudou-se algumas vezes, mas sempre na mesma região, Zona Oeste, em São Paulo 😉 Cursou geografia na USP mas enxergou na fotografia a sua paixão. Desde criança teve contato com a fotografia através do pai e da irmã. Fotografa moda, still, carros, retrato e fine art....
Lisa Ficker

Lisa Ficker

Capitã
Nasceu em Sorocaba, SP, Brasil em 18/03/1977. Já morou em algumas cidades como Monte Verde-MG, Bragança Paulista-SP, João Pessoa-PB, Sorocaba-SP e São Paulo-SP. Formada em Biomedicina pela UNISA, fez doutorado e pós-doc pela Faculdade de Medicina da USP. É professora de Bioquímica da UNISA e pesquisadora colaboradora do InCor-SP. É velejadora desde 2007, mas traz...