Domingo, 09 de fevereiro de 2014, passamos a noite em claro, tentando finalizar os últimos preparativos para a grande partida.
Um dos nossos maiores passos estava sendo dado. Embarcamos no aeroporto de Guarulhos rumo a Miami. Nossa primeira meta era participar do Miami Boat Show. Assistir palestras com papas da vela oceânica, conhecer modelos de barcos, conhecer pessoas que moram em barcos, conhecer pessoas que velejaram mundo afora, conhecer, conhecer, aprender e aprender. Esse era nosso grande objetivo naquele momento.
Muita coisa já havia acontecido até chegarmos aqui. Foram cerca de 2 anos de preparação. Preparação mental, psicológica, técnica, emocional.
Em 21/08/2012, após um final de semana velejando em Ilhabela, recebemos um e-mail do Dany, primo do Daniel. Ele já vinha escutando nossos comentários sobre viver a bordo e dar uma volta ao mundo fazia algum tempo e aquele final de semana foi o divisor de águas.
Um email longo com título “Boa viagem” dizia:
“Caros,
O final de semana foi ótimo!
Vi q vcs estão na pilha para dar a volta ao mundo de vela… Como sou grande interessado por motivos diretos como pessoas a minha volta com meta e felizes tbm quero fazer uma perna da viagem no mediterrâneo com vcs. Portanto, quero q isso aconteça!
Inspiração:
“Poetas e músicos podem desejar a lua, mas é preciso ter a disciplina, a paciência e a resignação de astrônomos, engenheiros e militares para conquistá-la”
Luli Radfahrer
Q tal vcs colocarem algumas pequenas metas e um planejamento macro de 18 a 24 meses para o início? Abaixo uma sugestão com alguns pontos macro:…”
E seguia uma lista gigante com um planejamento detalhado.
Li aquilo, sabia que o Daniel também havia recebido, pensei por algumas horas a respeito e perguntei ao Daniel se ele havia lido.
Lembro-me como se fosse hoje. Sentamos na mesa da nossa sala de jantar, um de frente para o outro, nos olhamos olhos nos olhos e nos perguntamos: “é isso mesmo que queremos?” E nossas respostas foram imediatas: “SIM”.
Estava dada a largada para nossa grande aventura.
O ano seguinte foi de muito estudo sobre o assunto.
Um ano após nossa decisão, em agosto de 2013, decidimos que era hora de por em prática tudo que havíamos estudo.
Tente se imaginar agora largando seu emprego, doando mais de 70% das suas roupas, móveis, separando e guardando os itens que você não quer se desfazer, vendendo carro, alugando sua casa e partindo para um mundo parcialmente desconhecido, para uma aventura. Pois é, posso te dizer que não foi nada fácil, mas era nosso sonho.
Os últimos 6 meses foram surpreendentemente positivos. Tudo aconteceu em uma velocidade inexplicável, muitas vezes até assustadora. Era o universo conspirando a nosso favor.
Nem tudo foram flores nesse processo, mas nós persistimos, vencemos os obstáculos, lutamos arduamente por um sonho e aqui estamos, realizando-o!!!