Ainda não havia postado sobre nossa passagem por Staniel Cay (Exumas- Bahamas) no ano passado.
Bateu uma saudade daquele paraíso… então resolvi reviver aqueles dias maravilhosos e compartilhar com vocês.
De Warderick Wells seguimos direto para Staniel Cay.
Staniel Cay está localizada na parte central da cadeia de ilhas das Exumas e é umas das ilhas com mais infraestrutura.
Ancoramos próximo ao Yacht Club que é bem legalzinho e que permite parar o bote na pequena prainha em frente ao restaurante.
O bar do YC é bem divertido e o restaurante é de tirar o chapéu. A comida é deliciosa, a decoração super charmosa e a vista indescritível.
Para jantar no restaurante é necessário fazer reserva até as 3 horas da tarde e deixar escolhido qual será o seu prato. E chegar para jantar no horário marcado.
Eu escolhi um prato com “conch”, que são os moluscos que vivem naquelas conchas grandes, rosadas. Uma delícia!!! Esse é o prato típico das Bahamas. E o Daniel escolheu um peixe Mahi Mahi, o nosso Dourado.
Quando chegamos nos deparamos com um lindo restaurante e para nossa surpresa nossa escolha vinha com uma deliciosa entrada, o prato principal e uma sobremesa. Tudo muito gostoso e agradável.
Staniel Cay tem um aeroporto pequeno e várias atrações.
Logo depois que ancoramos nossos amigos neozelandeses do catamarã Kapai chegaram também.
Aproveitamos para convidá-los para um jantar, uma moqueca, a bordo do Oby para retribuir o último jantar oferecido por eles em Shroud Cay. Fomos até a vila para comprar peixe para o jantar, mas nada… nenhum peixinho hoje. Como eles haviam pescado um belo mahi mahi na travessia deles, se ofereceram para trazer o peixe para a moqueca. Apesar da vergonha de termos oferecido o jantar sem o peixe, aceitamos. Dave e Tracey estavam acompanhados por mais um casal de amigos neozelandeses que estavam passando férias com eles.
Fizemos a moqueca e foi um sucesso!!! Eles trouxeram também um ceviche a moda do Pacífico, com leite de coco. Sensacional!
No dia seguinte foi dia de ir as compras. A ilha tem dois minúsculos mercadinhos, o pink e o blue. O blue tem mais de opções que o pink. Bem estilo armazém do interior mesmo. Lembrei da minha infância. Na yellow house, uma moça vende um gostoso pão caseiro. Tudo muito simples.
A noite fomos com a turma do Kapai tomar um drink no bar do YC.
Em Staniel Cay fica a caverna onde foi gravado o filme Thundeball, o quarto filme da série de James Bond, 007.
Na entrada da caverna coincidentemente encontramos Jeff e Jean, professores de um curso que fizemos em Miami, Two Can Sail. Eles estavam fazendo delivery de um barco.
O mergulho na caverna é muito legal e a quantidade de peixes é enorme. Fomos fazer o mergulho um pouco antes da mudança da maré para evitar a correnteza e para facilitar a entrada na caverna. Ficamos mergulhando (snorkel) cerca de 2 horas e depois retornamos para o Oby.
Staniel Cay tem uma atração inusitada. Em uma das praias tem vários porcos que nadam até o barco procurando comida.
No final da tarde decidimos ir vê-los. Uma forte chuva estava se formando, o céu negro, mas mesmo assim fomos. No meio do caminho São Pedro abriu a torneira e muita água caiu do céu. Mas como estava calor foi até divertido. Quando chegamos na praia dos porcos a chuva já havia acabado e o sol voltado.
Como não tinhamos muita coisa para dar aos porcos levamos pão. Na praia poucos porcos passeavam pela areia. Um deles veio até nós, nadou um pouquinho para nos alcançar, mas acho que como era final de tarde já estava bem alimentados ele não quis muita conversa. Ficou um pouquinho por ali, comeu o pão e retornou a praia. Os outros nem vieram. Segundo o Daniel, deveríamos ter levado algo mais apetitoso do que pão velho. Mas comida por aqui é muito cara e escassa. Vegetais e frutas então… nem pensar.
Nunca tinha visto um porco nadar!
No domingo teve uma mini feira de artesanato na ilha. Nós fomos, mas não vimos nada de artesanato, apenas comida. Aproveitamos para almoçar por lá. A simpaticíssima Amy, super alegre e mega falante, ajudava a vender e servir a comida para as pessoas que paravam por ali.
Depois do almoço, na feirinha, caminhamos bastante pela ilha para conhecer. Várias famílias moram por lá e há muitas casas de veraneio também. Algumas bem diferentes. Umas delas até parece a casa dos Flintstones.
Uma vez por semana um navio traz suprimentos para os moradores da ilha.
O Staniel Cay Yacht Club tem vários bangalôs super charmosos para alugar. Para quem quer conhecer as Exumas essa é uma excelente opção. Vale a pena!!
Chegou a hora de partir de Staniel Cay.
Paramos o Oby no Yacht Club para reabastecê-lo com água potável. Nosso watermaker (dessalinizador de água) está com um pequeno vazamento e não estamos conseguindo fazer tanta água quanto gostaríamos. Então aqui temos uma boa oportunidade para encher nossos tanques de água, apesar do preço.
A água da ilha é dessalinizada e por isso é cobrada. São U$ 0.40/galão.
Próximo destino: Compass Cay!
Bons ventos pra nós!